O bibliometra é uma ciência que emprega estadsticos procedimentos e matemática em qualquer literatura que está relacionado a problemas de cientistas, e também para os escritores que produzem. Isto é feito a fim de analisar o funcionamento cientista. Para fazer isso com a ajuda de bibliomtricas leis, que se baseiam no comportamento statistican regular, que através do tempo disse que os vários elementos da ciência. Os mecanismos utilizados para avaliar os aspectos deste fenómeno são chamados indicadores bibliomtricos, avaliação que fornece informações sobre os resultados da actividade científica em todas as suas expressões.
é proposto que o estudo o primeiro bibliomtrico foi preparado por Cole e Eales . Neste estudo, a análise estatística livros ou edições sobre anatomia comparativa entre os anos de 1550 e 1860, de acordo com seus passes de entrega e divisões do reino animal foi realizada. Depois disso, em 1923 E. Hulme que era bibliotecário do britânico Escritório de Patentes , faz um estudo estadstico da história da ciência, estabelecendo um primeiro passo para o que foi chamado um futuro cientologista.
Los bibliomtricos estudos muitas vezes são classificados de acordo com fontes de dados , que são baseados em: bibliográfica e resumos, referências ou citações, diretórios gerais ou catálogos de títulos de revistas.
O bibliometra é normalmente aplicado em: a escolha de textos e publicações peridicas na identificação de aspectos temáticos da literatura; na história da ciência, valoracin de bibliografias, a identificação passa, organizações ou escritores mais produtivo em um momento específico.
Algumas das leis o bibliomtricas são:
A lei crescimento Exponencial, expressou: Ciência cresce a juros compostos, multiplicndose por uma certa quantia em iguais períodos de tempo (a cada 10-15 anos como é multiplicado por 2). A taxa de crescimento é proporcional ao tamanho da população ou a quantidade total adquirido . Quanto maior é a ciência cresce com mais rapidez.
Tudo esta declaração corresponde com a seguinte expressão matemática:
N = N0 EBT
Lei
produtividade dos autores, esta lei mostra que a relação trabalho / autor continua a ser um comportamento persistente em certas eventualidades. Esta lei considera com base em uma série de escritores com um trabalho em um tópico específico, é possível prever o número de escritores trabalhar. Sua fórmula é:
A (n) = K / n2
Act Dispersão do literatura científica, esta lei mostra que existe uma desigualdade na distribuição na elaboração de artigos em revistas, onde principalmente os artigos estão concentrados em uma pequena população de revistas, enquanto uma série de minúsculas escrito, está espalhada por uma série de artigos. Sua fórmula é:
1: n: n2
.
Tidak ada komentar:
Posting Komentar